Comments

Roubo de veículos cai na cidade do Rio no primeiro semestre, mas cresce 22% na Baixada.

CI Rio de Janeiro (RJ) 18.08.2013 - Personagens sobre aumento de
roubo na baixada na foto Antonio esperança de souza e sua
filha Debora de souza que teve o carro roubado
Fotos : Thiago Lontra / Extra Foto: thiago ,ontra
Enquanto na capital,os índices de roubo de veículos diminuem, a Baixada Fluminense vai na contramão: comparando o número de registros de janeiro a junho de 2013 com os mesmos meses de 2012, os casos aumentaram 22% e, em todos os municípios da região, houve um acréscimo de registros, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Na capital, os registros do crime regrediram 6%.
A família Souza, de Belford Roxo, conhece de perto essa realidade. Há dois meses, a cabelereira Débora teve seu carro roubado, um Corsa, no estacionamento de um supermercado. Ontem, foi a vez de seu pai, o aposentado Antônio de Souza, de 65 anos, passar pelo mesmo trauma: quando saía da igreja que frequenta, no bairro Lote Quinze, um homem o abordou, armado, e levou seu carro, um Gol 2001.
Em comum entre os dois crimes, o horário: ambos ocorreram em plena luz do dia, pela manhã. Belford Roxo, o município onde mora a família Souza é onde houve o maior aumento percentual de roubos de veículo em toda a Baixada: são 66% de casos a mais em 2013.
— Preciso do carro para trabalhar e me sustentar. É mais que só um meio de transporte, meu sustento quase depende dele, porque tenho que estar em vários lugares por dia. Há dois meses, minha família tinha dois carros. Hoje não tem nenhum — conta a cabelereira, que ainda perdeu R$ 2 mil em material de trabalho.
Outro crime que cresceu na Baixada e caiu na capital foi o roubo seguido de morte. A região registrou um aumento de 22,2% no índice. A cada três casos registrados no estado no primeiro semestre, um aconteceu lá.
Carlos Alberto Gomes, de 49 anos, voltava para casa a pé depois do trabalho pela Estrada Belford Roxo, no município da Baixada Fluminense, no último sábado, quando foi abordado por quatro motociclistas. Eram 19h30m, quando os homens, armados de pistolas, o abordaram e levaram sua máquina fotográfica, seu tablet e seu celular. Na fuga, ainda dispararam contra o motorista. A situação de Carlos faz parte da triste rotina rotina da Baixada: nos seis primeiros meses do ano, o número de registros de roubos de rua na Baixada aumentou 21,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
— Eles mandaram eu não correr, mas estava nervoso, não obedeci. Só ouvi os disparos atrás de mim. Graças a Deus não me atingiram — lembra Carlos, ainda nervoso com a experiência. — Não consegui dormir até agora.
As duas regiões recordistas em registros na Baixada são também os locais onde o tipo de crime mais cresceu, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Em Caxias, os registros cresceram 31% — eram 2.141 no ano passado e 2.823 nesse ano. Já Nova Iguaçu tem a maior quantidade de registros entre os municípios da Baixada nesse ano: 3.063, contra 2.507 em 2012.Em todo o estado, o índice de roubos de rua também aumentou, mas em menor proporção: 9,1% de avanço dos números de registros.
Fonte: Extra Online
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES