Comments

MATÉRIA EXCLUSIVA: Uma multidão em busca de diversão no Lote XV. Região conhecida como Quatro Campos no Apolo 11 vira Point de "PIPEIROS" de todas as idades e até de fora do município.

Quem passa pela Av. Joaquim da Costa Lima próximo aos Quatro campos do Apolo XI já deve ter notado, pois não tem como não, a concentração de centenas de pessoas que se aglomeram nos finais de semana e feriado para uma brincadeira antiga pra quem mora nas periferias... SOLTAR PIPA... Isso mesmo, estivemos em dois finais de semana lá e conversamos com alguns dos organizadores da brincadeira que nos contaram como tudo começo.
O início
Começamos a ir pro campo eu Alan, Billy, Rafael e Wendel pois eu ainda nem vendia pipa, todo final de semana íamos pros 4 campo s mas ou menos uns cinco anos atrás , a três anos e meio comecei a ir pra vários festivais Coelho Neto, Madureira, Rocha Miranda, Abolição, Serra Alta em Campo Grande que é hoje o maior festival de pipas do Rio de Janeiro. O festival de Serra Alta todo ano tem o Rio versus São Paulo, vem mas de 10 ônibus pra cá, é "coisa de doido" mas de 10 mil pessoas soltando pipa imagina, confidenciou Vinicius Silva ou melhor "MISTER PIPAS".

Continuou... Já fui pra São Paulo e dentre outros festivais foi aí que um amigo de Rocha Miranda me deu a ideia de vender pipa pois eu saia daqui do Lote XV para comprar pipas e linhas em Rocha Miranda quando comecei a vender pipa.

O primeiro dia do festival nos Quatro Campos, eu reuni muitos amigos que eu ia nos festivais e tirei foto e mostrei pá todos , todos ficaram doidos com o local porquê o local, é uma área aberta sem fio sem carros sem rodovias sem residência... Aí vieram 30 carros no primeiro dia só de amigos meu, veio gente de São Cristóvão , Jardim Primavera, Pavuna, Campo Grande, Irajá entre outros pontos do estado. Dai pra cá que tomou essa proporção que está até hoje, comemora orgulhoso "Mister". Assista o 2º vídeo que gravamos no local, onde conversamos com o Sol.

Riscos de acidentes
Quanto as varas e marimbas como fica?
Mister disse que , tanto ele quanto os outros "pipeiros" ou vendedores de pipas do local, Sol e Manel, também auxiliam vigiando e orientando a galera para os cuidados necessário para manter a ordem e a segurança, pois o local é muito amplo, cerca de 40mil² metros quadrados e Mister até disse que quando acontece, raro disse, algum principio de confusão ele já, em diversas vezes resolveu tudo, "dando pipas" para os envolvidos, esclareceu. Também perguntei a ele sobre a presença de crianças próximas a Av. Joaquim da Costa Lima, que é um risco... Ele respondeu... Mas a respeito de crianças na via é muito mas muito difícil mesmo acontecer de o vento ficar pra pista tipo de 100% 95% fica pro morro aqui pro meu lado.

Questionei respeito da linha chilena?
Ele mencionou que é realmente proibida no Brasil, devido a falta de regulamentação específica e adequada, que na verdade acaba por prejudicar a prática do esporte, pois em alguns países e até estados, é autorizado em "áreas específicas e longe dos centros e vias públicas", e aqui isso ainda não foi resolvido, mas que só ele não tem como combater o problema, que já faz parte da cultura em nossa região.

Temos uma associação para os "Pipeiros a ASP (Associação Brasileira De Pipas), O jarro é de Coelho Neto, ele ano passado foi Campeão Mundial de pipa na França esse campeonato é anual. Assista o vídeo da Final disponibilizado no YouTube.
E na França na Índia no Chile não é proibida a linha mas tem países que ganhou na justiça locais propícios para soltar pipa exemplo os quatro campos lugares abertos sem redes elétricas sem vias entendeu...
Segundo Mister, ainda este ano ele continuará investindo no ramo, pretende regularizar sua empresa e marca e para isso ele nos contou que, com o dinheiro adquirido pela venda de pipas e ele já até adquiriu um terreno onde pretende usar para a fabricação das pipas, vejam só. Uma coisa que me chamou a atenção também foi que o Mister, ou Vinícius está cursando o penúltimo ano da faculdade de Educação Física, é professor de Muay Thai, mas pretende investir mesmo no ramo das pipas, de tão certo que o negócio deu, acredite.
Eu tenho uma amigo o Jaime pipas rio mora no Maracanã ele ficou em terceiro lugar na França ele usa muito o nosso meio da pipa em várias reportagens boas. Tem a preocupação em a diversão acabar no local, pois sabe que a área é particular e a qualquer hora o dono pode proibir ou resolver utilizar para alguma coisa ou mesmo vender. Ele nos confidenciou que já conseguiu tirar 3 adolescente que estavam se desviando para as drogas e agora estão fazendo pipa e ganhando um dinheirinho.

 
Nem no dia do seu Casamento "O CARA LARGOU A PIPA..." Outra situação inusitada que envolve Mister é muito especial, acontece que ele apesar de novo, já é casado, e vejam só, advinha qual foi a brincadeira especial que aconteceu durante a cerimônia de casamento... isso mesmo, o cara teve a "cara de pau" de empinar uma de suas pipas durante a cerimônia, através de uma carretilha de linha e uma pipa do seu time o Flamengo trazida por um dos seus padrinho de casamento acreditem... Foi muito gratificante pra mim fazer esta matéria e saibam que a muito mais situações legais que rolam no local, mas que para você saber... ou melhor conhecer vai ter que ir até lá, mas... ser for lá não esquece de procurar o Vinícius Silva, ou melhor...procure o "MISTER PIPAS". 

Por: Rogerio Gomes 
Imagens: Mary Moura/ Rogerio Gomes
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES